sábado, 23 de maio de 2009

SOS CIGANOS


AJUDA AOS ACAMPAMENTOS CIGANOS





Há anos, antes mesmo de ser constituída, a Embaixada Cigana do Brasil (Phralipen Romaní) - que é uma ONG - vem realizando vários mutirões de ajuda aos ciganos acampados em diversos locais de São Paulo, mesmo aos mais organizados como o de Itapevi, que tem a liderança do capitão Geneci (e sua esposa, a calin Sônia). Lá existem, inclusive, instalações básicas de higiene e saneamento. Em dezembro de 2008, a E.C.B realizou o natal dos chavi (crianças ciganas), levando brinquedos, roupas e oferecendo um gostoso lanche.


Já a Páscoa Cigana foi comemorada no acampamento de Itaquaquecetuba comandado pelo capitão Euclides com a distribuição de ovos de chocolate para as crianças. O Deptº Calon da E.C.B. aos cuidados da calin Sttrada doou farto material escolar para a alfabetização de crianças e adolescentes. Eles tem grande noção do CHIB (o dialeto calon), mas querem saber escrever melhor o português, daí a calin Coté (esposa do músico Juan Marques) já começou a dar essas aulas .


À partir do dia 30 de maio, a E.C.B. estará voltando a esse acampamento para entregar 80 quilos de mantimentos (não perecíveis) e roupas para as crianças, doados por alunos de uma grande universidade de SP; também estará viabilizando vários Registros em Cartório de alguns ciganos vindos de Minas Gerais para São Paulo, para melhor conscientiza-los da necessidade de estar em dia com seus documentos e do processo de cidadania.


O mentor dessas iniciativas é o barô sintó Nicolás Ramanush criador da Embaixada Cigana do Brasil (Phralipen Romani) e sua esposa Ingrid com a ajuda de diversos membros, amigos e patrocinadores dessa ONG. No momento, estamos precisando angariar produtos de higiene pessoal. Aliás, o trabalho de fornecer noções sobre esse assunto bem como de primeiros socorros e assistência social sempre esteve à cargo da romí Jovanka (emfermeira diplomada) e do seu esposo o calon Rodrigo Valenzuela.


Você que tem senso de humanidade gostaria de nos acompanhar nesse trabalho? Que tal contribuir para a melhoria das condições de vida dos ciganos acampados na periferia de São Paulo?

Quer saber como? Então, entre no Site da E.C.B. - http://www.embaixadaciganadobrasil.com.br/
conheça todo esse movimento em prol dos ciganos; se inscreva para participar e/ou ligue para o barô Nicólas (da Vitza Ramanush): 55+11 - 9743.2449 para maiores informações, sabendo desde já, que Você pode colaborar como pessoa física ou como pessoa jurídica.

Deixamos aqui os nossos mais profundos e sinceros agradecimentos. Nais tuke!

Calin Sttrada - ciganasttrada@hotmail.com - F. 55+11 - 8561.1567.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.