sexta-feira, 22 de maio de 2009

APRESENTAÇÃO DO BLOG



















SUNTO SARA KALI


AMARO DAT BHARÔ KAYASSUNELA


AMARERUPIDE AY TE PUTREL


AMARE DROMA !


(Santa Sara Kali, que ao Pai Celestial possas levar nossas orações e abrandar nossos caminhos !)


Nos dias 24 e 25 de Maio, ciganos do mundo inteiro vão à Saintes Maries de La Mer na Camargue francesa, para o grande festival religioso (Slava) em homenagem à Santa Sara Kali. Rituais religiosos e profanos acontecem durante esses dois dias. No dia 24/05 é feita a vigilia na capela das Três Marias; em seguida há uma belíssima procissão e a Santa em seu andor é levada ao mar, em grande cortejo, conduzida pelos cavaleiros guardiães e retornando em seguida para a igreja, para que os fiéis possam fazer suas preces e orações.
Ao longo do dia 25/05 são realizadas inúmeras festas e congraçamentos com muita música, cantos e danças, pois os ciganos comemoram e reverenciam sua santa padroeira com intensa alegria e animação. Santa Sara é a protetora das mulheres grávidas e das crianças; das grandes viagens e dos grandes amores. Aproveite a dica para fazer a sua prece sob a luz de uma vela azul. Ash devleusa!

É com muita emoção e alegria que crio esse BLOG hoje, dia 22 de Maio, data do meu aniversário de 61 anos de vida, e, bem próximo à Slava (Festival Religioso) de Santa Sara Kali (padroeira do Povo Cigano).

Neste Blog estaremos, como sempre, divulgando e homenageando a "cultura cigana" e tudo aquilo que promova uma melhor conscientização da problemática cigana em nosso país.

Para isso, contaremos com o apoio e o prestígio da EMBAIXADA CIGANA DO BRASIL, cujo endereço aqui disponibilizamos:




aproveitando a oportunidade para agradecer a inestimável atenção do Barô (sintó) Nicolás Ramanush.


Lachi Bar (Boa sorte) para todos!


Helena Rego (cigana Sttrada) - ciganasttrada@hotmail.com


P.S.: Desculpem! Este BLOG ainda está em fase de construção... mesmo assim, podem ir navegando e acessando o material já publicado. Grata pela compreensão. Helena Rego.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.