domingo, 31 de maio de 2009

DIA NACIONAL DO CIGANO


CIGANO TEM SEU DIA




O Dia Nacional do Cigano foi comemorado pela primeira vez na história do Brasil, no dia 24 de maio. A data foi instituída em 2006 por meio de decreto do presidente Lula, que reconheceu a importância da contribuição da etnia cigana no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira.

O governo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, elaborou uma programação com uma série de atividades para comemorar a data.

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Grupo de Trabalho para as Culturas Ciganas, organizou as comemorações do Dia Nacional do Cigano, com atividades no auditório do Palácio do Itamaraty.

Na programação de quinta-feira (24 de maio), com a participação de 81 ciganos e de diversas autoridades, foram inclusas atividades como o lançamento, por parte dos Correios/ECT, de selo e carimbo alusivos à data.

Neste memorável evento o Grupo de ciganos do Rio de Janeiro "Mio Vacite e o Encanto Cigano", representando a União Cigana do Brasil se apresentou mostrando a arte da música e dança cigana.


Fonte: http://minhanoticia.ig.com.br/materias/440501-441000/440819/440819_1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.